O departamento de Gestão e Segurança Ambiental (DGA), em conjunto com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), elaborou sete recomendações que propiciam a economia de recursos ao imprimir. Confira!

recursos


1. Impressão de documentos deve ser evitada, sempre que possível. Avalie a real necessidade de impressão de um documento e, ainda, se este poderia ser armazenado ou enviado eletronicamente.

2. Uma razoável economia de recursos pode ser obtida com a revisão de textos antes da impressão. É também prudente acionar o comando "visualizar impressão", disponibilizado na maioria dos programas. Com isso, você poderá verficar, por exemplo, se uma página seria impressa com cortes de conteúdo.

3. Ao imprimir, utilize - sempre que possível - a opção "frente e verso" e o modo econômico. em relação ao emprego ou não de cores, a configuração padrão deverá ser preto e branco.

4. Instale e utilize a Ecofont em todos os programas do Office, pois ao imprimir com esse tipo de fonte haverá economia de até 20% de tinta.

5. Quando imprimir apresentações em Power Point, opte pelo modo "folheto", na área de configurações, em vez de "slides em página inteira". A primeira opção comporta até seis slides por folha. Outra opção seria imprimir o material em preto e branco, eliminando a cor do plano de fundo.

6. Deve-se sempre buscar a tramitação de processos administrativos na forma eletrônica, fazendo uso da impressão apenas nos casos que requeiram assinatura ou carimbo impresso.

7. Os serviços de impressão e digitalização devem atender exclusivamente às demandas institucionais, ressaltando-se que os dados sobre essas operações permanecem armazenados por tempo indetermiando.

Evite imprimir. Ajude a construir uma instituição ambientalmente sustentável. Isso também depende de você!

imagem