google meet app 770x498

*Atualização da nota 31/01/2022*

A STI informa a comunidade acadêmica que o recurso de gravação de reuniões/aulas do Google Meet foi desativado  pela Google desde o dia 23 de janeiro de 2022.

O recurso de gravação, sala ampliada para até 250 pessoas, enquetes e salas temáticas são recursos  disponíveis apenas para licenças pagas. Em 2020, devido a situação pandêmica, a Unifesp adquiriu 2000 licenças para docentes a fim de facilitar a transição para o aprendizado remoto.

Veja a nota completa, clicando aqui.

*Atualização da nota 22/09/2020*

A Unifesp remanejou recursos em carater excepcional para CONTRATAR OS SERVIÇOS DO GOOGLE MEET ENTERPRISE PELO PERÍODO DE UM ANO. Assim, serão mantidas as mesmas funcionalidades da plataforma que ficará à disposição para toda comunidade Unifesp, permitindo reuniões com até 250 participantes e a gravação dos encontros/aulas síncronas sem limitação de tempo, com transmissão ao vivo e outras funcionalidades.

Veja a nota completa, clicando aqui.

*Atualização da nota 17/09/2020*

A Google informou que as instituições que utilizam o Google for Education,  poderão continuar gravando reuniões até final de 2020,  pois  a funcionalidade de gravação temporária ainda não está disponível.

A Superintendência de Tecnologia da Informação da Unifesp informa que o serviço de sala virtual estendida e gravação do Google Meet ofertados pela Google em virtude da Covid-19 encerram-se dia 30 de setembro de 2020.

Demais serviços do Google for Education disponíveis para Unifesp não serão afetados, ou seja, email, drive ilimitado, class room, e outros continuam sendo oferecidos.

A partir do dia 30/09/2020 o Google Meet passará a funcionar de forma  limitada, ou seja:

• máximo de 100 pessoas por sala
  • gravação temporária (arquivo fica disponível no Google Drive por 30 dias e depois é excluído automaticamente)

Atenção:

- Vídeos gravados até final de 2020 não serão apagados e serão permanentes na pasta do proprietário, até que o mesmo decida apagar.

- Os vídeos da gravação temporária não poderão ser baixados e nem movidos de pasta. Além disso, só poderão ser compartilhados com usuários do domínio @unifesp.br

Na maioria das situações, o Google Meet limitado atende as necessidades institucionais. Mas se você precisa de outras funcionalidades, a STI elenca outras alternativas disponíveis com o uso do emal institucional:

Webconf - RNP

• Recomendado para  aulas, defesas de teses/ dissertação, eventos, reuniões de conselhos e congregações
  • Permite gravar reunião: Sim (serviço limitado, preferencialmente disponível para pró reitorias, unidades universitárias e acadêmicas)
  • Limitação de tempo: Não
  • Limitação de pessoas: até 125 (podendo se estender em até 150 pessoas mediante agendamento na RNP)
  • Transmissão na própria RNP para até 2 mil pessoas
  • Link: https://conferenciaweb.rnp.br/
  • Como ativar o serviços e tutorial: https://sti.unifesp.br/servicos/webconferencia

Microsoft Teams

Google Meet

• Recomendado para aulas e reuniões
  • Permite gravar reunião: Sim, até 30/09/2020; gravação temporária a partir de 01/10/2020 (30 dias)
  • Limitação de tempo: Não
  • Limitação de pessoas: até 250 (após 30/09/2020 passará a 100)
  • Permite transmissão: Não

Jitisi Meet

• Recomendado para aulas e reuniões
  • Permite gravar reunião: Sim, armazenamento via uma conta pessoal Dropbox com limitação de espaço.
  • Limitação de pessoas: até 100
  • Permite transmissão: Sim, Youtube e Facebook
  • Link: https://meet.jit.si/

Gravando a tela do computador

Você também pode utilizar softwares em seu equipamento para gravar a tela do computador.

CamStudio (Windows)

O CamStudio é talvez um dos programas mais simples, e uma uma das ferramentas de código aberto mais conhecidas disponíveis para Windows.

É possível gravar facilmente a tela de seu computador e sobrepô-la com o vídeo de sua webcam, criando projetos ideais para vídeos com comentários. É capaz de salvar vídeos apenas em .avi ou .swf.

Loom

O Loom é um software para gravação de vídeos intrucionais, com captura de tela e webcam. Permite a gravação da sua tela em conjunta com sua câmera utilizando apenas o navegador e uma extensão do Chrome. APós a Gravação o vídeo será salvo na própria plataforma e pode ser compartilhado via link ou baixado para seu computador. Apesar de ser um software licenciado, estudantes e professores podem habilitar a versão educacional de forma gratuita  através da verificação do email institucional.

Clique aqui e faça seu cadastro: https://support.loom.com/hc/en-us/articles/360006579637-Loom-for-Education-Free-for-Students-and-Teachers

No Windows 10

O Windows 10 foi a primeira versão do sistema operacional da Microsoft a contar com uma solução nativa para gravação de tela, principalmente para permitir que gamers compartilhem seus gameplays facilmente. Entretanto, só funciona na janela ativa.

1. Aperte a combinação de teclas Windows + G;
  2. O Windows perguntará se o que você quer gravar é um jogo;
  3. Clique na caixa ao lado de Sim, isso é um jogo para confirmar;
  4. O painel de controle oferece opções para ligar o microfone;
  5. Você também poderá até iniciar uma transmissão;
  6. Feitos os ajustes, clique no botão de gravação; para parar, clique no botão Parar

No macOS Mojave

A versão mais recente do macOS introduziu uma central de comandos completa para permitir a captura fácil da tela do sistema, seja na forma de imagens ou de um vídeo.

Os passos são bem simples:

1. Aperte a combinação de teclas Shift + Command + 5 (em um teclado não-Apple, Shift + Tecla Windows + 5);
  2. Para gravar toda a tela, clique no botão Gravar Tela Inteira (circundado em vermelho na imagem acima) e depois, clique em qualquer área da tela;
  3. Para gravar apenas uma área selecionada, clique no botão Gravar Área Selecionada (circundado em azul), ajuste a região da tela que deseja capturar e clique em Gravar;
  4. Para interromper a gravação, clique no botão Parar.