A Unifesp decidiu, por meio de suas instâncias deliberativas, realizar as Atividades Domiciliares Especiais durante o período da pandemia

Tal decisão veio acompanhada de uma série de ações, como o aluguel de computadores e auxílio-internet para os estudantes, oficinas e cursos sobre o ensino remoto para os docentes, incluindo a implantação da Rede de Apoio Docente da Unifesp.

Com relação às ferramentas e plataformas digitais, foi proposto aos docentes que escolhessem dentre várias possibilidades: a plataforma institucional do moodle, as plataformas do google, da Microsoft, dentre outras, ficando a critério dos docentes escolher a que mais se adequava aos seus objetivos.

A Unifesp já fazia parte do programa Google For Education e, devido a Pandemia, a Google e outras empresas liberaram versões de seus softwares em forma de cortesia. Porém, o período de cortesia foi finalizado em 30 de setembro, levando a uma limitação no número de pessoas e número de dias com gravações disponíveis.

Diante dessa situação, houve intensa mobilização da Unifesp, com o intuito de negociar a prorrogação da cortesia junto aos representantes do Google.

Embora outras ferramentas e plataformas de mesma qualidade tenham sido apontadas pela STI como viáveis para substituição (https://sti.unifesp.br/noticias/informe-google-meet), decidimos não fazermos mudanças no momento, para não dificultar o trabalho dos docentes, TAEs e estudantes, uma vez que as adaptações para o ensino remoto tem exigido intensa aprendizagem e esforço de todos(as).

Desta forma, a Unifesp remanejou recursos em caráter excepcional para CONTRATAR OS SERVIÇOS DO GOOGLE MEET ENTERPRISE PELO PERÍODO DE UM ANO. Assim, serão mantidas as mesmas funcionalidades da plataforma que ficará à disposição para toda comunidade Unifesp, permitindo reuniões com até 250 participantes e a gravação dos encontros/aulas síncronas sem limitação de tempo, com transmissão ao vivo e outras funcionalidades.

Sabemos das dificuldades e esforço que o momento tem nos exigido. Agradecemos a compreensão de todos e nos colocamos totalmente à disposição para continuarmos nossas atividades.

ProGrad, ProADM, STI e Reitoria

https://www.unifesp.br/images/DCI_2020/unifesp-meet.jpg" alt="unifesp meet">