trabalhoremoto

Esse artigo orienta os mais diversos setores da instituição com ferramentas de tecnologia para que seja possível o trabalho remoto.

 O servidor público providenciará as estruturas física e tecnológica necessárias (computador ou notebook), com recursos para áudio e vídeo, nos termos do artigo 5º da Portaria 732/2020 da Reitoria.

A segurança da informação é responsabilidade do servidor, portanto use os recursos disponíveis respeitando os termos de uso, privacidade e segurança da Unifesp. Saiba mais em: http://sti.sites.unifesp.br/documentos/termos-de-uso-unifesp

Acesse o catálogo de serviços da STI / Unifesp e obtenha informações sobre todos os serviços que a STI disponibiliza para a comunidade acadêmica.

Em caso de dúvidas, a STI/Central de Serviços e Divisões de TI dos Campi estarão disponíveis para atendimento através do Sistema de Atendimento: https://atendimento.unifesp.br/

Em caso de problemas com acesso à intranet entrar em contato com a Central de Serviços de TI no telefone (11) 5676-4656 / (11) 5089-9222 

 

 

Sistemas / Acesso Remoto / VPN

Alguns sistemas da Unifesp só funcionam na rede Unifesp, para isso o servidor técnico administrativo terá que ingressar na VPN (Rede Virtual Privada):

 http://sti.sites.unifesp.br/configuracao-vpn/category/15 

 

Para acessar outro computador disponibilizamos os tutoriais a seguir:

Acessar outro computador com o Google Chrome

Acesso a área de trabalho remota - Windows 10

 

Tutoriais em vídeos: 

Configurando micro do trabalho para acesso remoto:



Instalação do Software GlobalProtect para acesso VPN



Acessando micro do trabalho pelo computador de casa

Redirecionando o VoIP para um número específico

Outra alternativa para o acessar sistemas em seu computador Unifesp é o Google Área Remota. Utilizando sua conta institucional, você poderá acessar através do Google Chrome o seu computador na Unifesp, desde que o mesmo esteja ligado

Para configurar, siga o passo-a-passo a seguir:
https://sti.unifesp.br/component/phocadownload/category/15-documentos?download=62:tutorial-google-remote-desktop

 

Reuniões

Há dois serviços disponíveis para realizar reuniões, sejam de trabalho ou conselhos, que estão habilitados para membros da comunidade Unifesp que possuam e-mail com domínio @unifesp.br. Se você ainda não tem um email @unifesp.br siga o tutorial a seguir:http://sti.sites.unifesp.br/servicos/solicitando-o-email-unifesp-br

  • Google Hangouts Meet: está disponível para todos os usuários do G Suite da Unifesp. O recurso pode ser utilizado para realizar reuniões com mais de 250 pessoas e transmissões ao vivo para mais de 100 mil espectadores. Além disso, ele permite gravar e salvar as chamadas no Google Drive. Consulte o guia de referência do Google Hangouts Meet: https://support.google.com/a/users/answer/9282720

Veja o tutorial para realizar videochamadas com Google Meet: http://sti.sites.unifesp.br/documentos/manuais-e-tutoriais#google-meet

  • MConf da RNP: O Conferência Web é um serviço de comunicação e colaboração da RNP que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes. O serviço possibilita que, mesmo distantes geograficamente, os participantes compartilhem áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela de seus computadores. Saiba mais em: http://sti.sites.unifesp.br/servicos/webconferencia

Os dois serviços listados acima devem ser utilizados com a conta institucional, ou seja, @unifesp.br

 

Interação com Equipes

Google Drive
Salve todos os arquivos da equipe em uma pasta no Google Drive ou em drives compartilhados e disponibilize-os instantaneamente. Quando alguém faz uma alteração, o Drive mostra os arquivos que foram alterados. Os membros da equipe podem acessar com segurança os arquivos mais recentes em qualquer dispositivo e a qualquer momento.
Consulte o guia de referência do Google Drive: https://support.google.com/a/users/answer/9282958
Consulte o guia de referência do Google Drive (Drives compartilhados): https://support.google.com/a/users/answer/9299714

Google Chat (Antigo Hangouts )
Com o Hangouts Chat, você pode enviar uma mensagem direta para pessoas ou grupos. Podendo fazer perguntas rápidas, colaborar em chats em grupo, criar salas virtuais e muito mais.
Consulte o guia de referência do Google Chat: https://support.google.com/a/users/answer/9300511

FileSender@RNP
O serviço FileSender@RNP consiste em um sistema capaz de viabilizar, de maneira simples, o envio de arquivos grandes entre usuários da rede, por meio de uma interface web. A troca de arquivos é feita de maneira confiável, permitindo que o destinatário tenha garantia sobre quem lhe enviou o arquivo.
Maiores informações: http://sti.sites.unifesp.br/servicos/envio-de-grandes-arquivos

Office 365 on-line

Com o Office 365, você tem à disposição uma plataforma de comunicação que oferece acesso a diversas ferramentas de colaboração on-line. Todos os estudantes e professores que possuem email institucional @unifesp da Universidade Federal de São Paulo têm direito a esse benefício.