Todas as etapas serão realizadas em um só sistema, desenvolvido pela STI/Unifesp

O processo de matrícula para ingresso nos cursos de graduação da Unifesp passará a ser 100% digital, em 2022, tanto para o Sistema de Seleção Unificado (SiSU) - incluindo EaD, quanto para o Sistema Misto. Ao todo, serão oferecidas 3.119 vagas, sendo 2.948 para SiSU e EaD e 171 vagas para o Sistema Misto.

O Sistema de Gestão de Ingresso foi desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/Unifesp), em parceria com servidores(as) da coordenadoria de sistema de seleção para ingresso de estudantes da Pró-Reitoria de Graduação. “O processo de matrícula 100% online trará benefícios para os candidatos de outros estados ou que tenham dificuldade de comparecer à universidade em tempo tão curto", afirma Lidiane Cristina da Silva, superintendente da STI/Unifesp.

Desde 2019, a STI/Unifesp vem implementado o processo de pré-matrícula, fator que tem agilizado o processo do ingresso do(a) estudante. A implantação do sistema ocorre em um contexto no qual, devido à pandemia de covid-19, toda a Unifesp vem passando por um processo de digitalização e adaptação a esse cenário.

Como funciona?

O novo modelo de matrícula será dividido em etapas: na primeira, os(as) candidatos(as) aprovados(as) preenchem o cadastro de pré-matrícula, que consiste no envio dos dados pessoais, do questionário socioeconômico e da documentação exigida. No caso de ingressantes pelo sistema de cotas, o envio de documentos específicos e do vídeo de aferição das cotas também será digital; na segunda etapa, as bancas de avaliação (Renda, Pessoas com Deficiência - PCD, Heteroidentificação e Documentação Básica) irão analisar e conferir os dados enviados pelos/as candidatos/as e deferir ou indeferir os pedidos de pré-matrícula; por fim, para confirmar a matrícula na Unifesp, as secretarias acadêmicas farão a inserção no sistema acadêmico, garantindo que seja gerado o número de matrícula do/a estudante e assim permitir seu acesso à vida estudantil.

O(A) candidato(a) poderá acompanhar todas as etapas do processo, inclusive obter acesso e fazer o recurso caso seja indeferido(a) em alguma das etapas. Também está sendo disponibilizada uma central de atendimento por e-mail e telefone, que poderá esclarecer dúvidas sobre o novo Sistema de Gestão de Ingresso. Todas as informações estarão disponíveis na Página do Ingressante na Unifesp.