Ações contribuirão com o aperfeiçoamento dos métodos de comunicação, sistemas acadêmicos e transparência na divulgação dos serviços prestados

Por José Luiz Guerra

Buscando atender as demandas da comunidade, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/Unifesp) está investindo na modernização dos seus serviços. Tais ações contribuirão com o aperfeiçoando dos métodos de comunicação, acesso e transparência na divulgação dos serviços prestados.

As ações implementadas seguem as orientações do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC 2016-2020) e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2021-2025), que trazem como prioridades em seu objetivo estratégico “Modernizar e Integrar Sistemas de TI” e “Oferecer catálogo de serviços de TI”.

Entre as ações, destacam-se:

Central de Atendimento Compartilhada

Os usuários da Unifesp passam a contar com a Central de Atendimento Compartilhada com capacidade para atender a comunidade interna e externa, concentrando os serviços e a comunicação oferecidos pelos setores das áreas de Tecnologia da Informação, Gestão de Pessoas, Biblioteca, Infraestrutura, Serviços e Rede Acadêmica, com abrangência em todos os campi. A Central de Atendimento também conta com uma atendente virtual (TINA), que está disponível para requisição de serviços de Tecnologia da Informação. “Os processos de trabalhos da instituição eram centrados em e-mails. Com a Central de Atendimento, passamos a ter um único local para gestão das demandas, e o usuário que abrir o chamado pode acompanhar a todo momento o andamento da sua solicitação”, explica Lidiane Cristina da Silva, superintendente da STI/Unifesp. Essa nova forma de trabalho, segundo ela, trouxe transparência e agilidade em atendimentos de áreas altamente demandadas como a Tecnologia da Informação e Gestão com Pessoas.

SUA Unifesp

A plataforma Serviços Unificados e Acessíveis (SUA Unifesp) oferece um novo Catálogo de Serviço com uma base de conhecimento contendo informações centralizadas para um novo padrão de atendimento, facilitando o acesso às informações sobre a oferta de serviços, procedimentos e canais de atendimento. “O SUA Unifesp possui uma interface limpa e de fácil visualização. Podemos encontrar, desta forma, todos os serviços em um único local. Na área da TI, serviços como troca de senha, configuração de rede sem fio, reparos de computadores e hospedagem de sites ganham mais agilidade. Na Gestão com Pessoas, os servidores podem contar com serviço de informações sobre sua vida funcional que estarão disponíveis a um clique”, comenta Lidiane.

Em breve, outros setores, como a Graduação, Pós-Graduação, Infraestrutura e outros também estarão nessa plataforma, tornando mais acessíveis os serviços oferecidos. Esse projeto foi implementado em parceria com os servidores Thiago Nunes e Walfran Araujo, da equipe de TI do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp) - Campus São José dos Campos; Samir Jacob, da Central de Suporte de TI do Hospital São Paulo; Luis Azevedo, do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp) – Campus Diadema; Mauricio Oura e Alcides da Rocha, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp) – Campus Guarulhos; Leandro Soares, da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp) – Campus São Paulo; e José Ohta, Josenildo Santana e Ricardo Ireno, da STI/Unifesp.

Saiba como funciona a plataforma SUA Unifesp no vídeo abaixo:
<iframe width="560" height="315" src="/sti/https://www.youtube.com/embed/yCU90DJXDcs" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>