Nos dias 11 e 12 de Agosto de 2021 aconteceu o primeiro Treinamento do Sites Google ministrado pela Divisão de Portais Web da Superintendência de Tecnologia de Informação, onde essa e outras ferramentas estão disponíveis e que fazem parte do catálogo de produtos do G Suite for Education que são ofertados à comunidade Unifesp. Os sites google estão sendo utilizados prioritariamente para sites de eventos, grupos de pesquisa, cursos, semanas culturais, celebrações, revistas e entre outros projetos institucionais respeitando as políticas internas da Unifesp.

O intuito foi ensinar aos participantes os conceitos básicos e intermediários para o desenvolvimento de sites nessa ferramenta que tem diversas características para o uso de qualquer usuário independente do seu conhecimento em Web, dando autonomia para que a página fique disponível em pouco tempo e com as características escolhidas, por se tratar de uma ferramenta google acaba apresentando a facilidade e compatibilidade com diversas tecnologias e principalmente com ferramentas usuais como google agenda, documento, planilha, apresentação e também o google drive.

Os 32 participantes da oficina eram de diversos públicos da comunidade Unifesp entre os quais solicitantes de sites, conteudistas, bolsistas e profissionais da área web, acompanharam as explicações pela ferramenta google meet podendo realizar perguntas pelo google chat, onde sempre que o possível prontamente respondidas e esclarecidas ao final da apresentação.

A abertura do Treinamento contou com a participação do Diretor Felipe Silveira e os palestrantes Ederson Luiz Silva, Regiane Higa, Ricardo Vieira e Franclen Girão exploraram tópicos importantes como a utilização de inserção de texto simples, imagens, carrossel a incorporação das próprias ferramentas google e com diversos exemplos variando as formas de uso, também puderam contar com o auxílio do conteúdo criado pelo Adalberto Mania que está disponível no Fórum da STI.

Os participantes saíram externando os conteúdos apresentados nos treinamentos com elogios ao conteúdo e a equipe como a mensagem enviada ao superintendente da T.I. “Ontem eu fiz um treinamento com a equipe web sobre site e fiquei pensando que você conseguiu reunir uma excelente equipe. Muito legal padronizar uso de site.” e outros elogiando a gentileza e exaltando o grupo.

A princípio o treinamento foi um grande sucesso. De nove sites que estavam aguardando para serem atendidos, sete se sentiram confortáveis para iniciar o desenvolvimento contando com o auxílio da equipe Web.